quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Nasço Depois? - A ordem de nascimento afeta sua personalidade

Acessei hoje o site da Super Interessante e logo de cara encontrei essa matéria muito interessante. Devo dizer também que por essa e outras matérias, a revista realmente faz jus ao nome. Resolvi colocar a matéria original aqui, o que não é nada original da minha parte, mas achei que vocês se interessariam pelo assunto também.

A ordem de nascimento afeta sua personalidade

Por Ana Carolina Prado


Ao longo desses anos todos foi feita muita especulação sobre como a ordem do nascimento das pessoas em relação aos seus irmãos afeta sua personalidade, mas pouco ou nada havia sido provado.

Se 21 dos 23 astronautas que já estiveram no espaço eram primogênitos, será que filhos mais velhos têm mais qualidades... astronáuticas? Ok que parece esquisito colocar nesses termos, mas nos últimos três anos dois estudos trouxeram a confirmação que se procurava: esse fator afeta, sim, o QI e a personalidade! Segundo a Scientific American, um estudo de 2009 sugeriu que a ordem do nascimento influencia também a escolha de amigos e cônjuges. Primogênitos são mais propensos a se associar com primogênitos, filhos do meio, com filhos do meio e caçulas com caçulas, assim como filhos únicos com filhos únicos, independente do tamanho das famílias. Quer dizer, isso vai contra o senso comum de que opostos se atraem. As pessoas tendem a se assemelhar aos cônjuges, em termos de personalidade.

Já em 2007, dois epidemiologistas noruegueses conseguiram provar uma relação entre QI e a ordem do nascimento: quanto maior o número de irmãos mais velhos, menor o QI. O estudo foi enorme, com cerca de 250 mil pessoas. Taí uma arma que você pode usar contra seus irmãos novos. (Agora, se você for o mais novo dentre vários irmãos, relaxa que ainda faltam pesquisas que expliquem isso melhor.)


Agora devo confessar que até acredito que o primogênito seja dotado de certa inteligência superior em relação aos irmãos mais novos, porém no meu caso, sou a caçula, minha irmã do meio não é dotada de uma inteligência fora dos padrões de burrice. Haha. :)

5 comentários:

Pobre esponja disse...

Interessante. Esta revista é realmente das melhores, a Super Interessante.

abç
Pobre Esponja

Lina disse...

"quanto maior o número de irmãos mais velhos, menor o QI."

Prepotência?
Não... questão de ponto de vista.

As vezes acho q sou mais inteligente que meus irmãos (sou a mais velha), mas tenho convicção de que, de fato, eles sãomais espertos que eu... rssrsrsr

No fim das contas, inteligência não é tudo...

TKS por compartilhar informação, post legal!

Abraços,

http://gritosquenaodei.blogspot.com

Rodolfo Soares disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quanto ao QI, pode ser que sim... sou mais velho. Agora quanto aos relacionamentos, nem é bem assim, minhas namoradas sempre são irmãs mais novas, e agora?

Abraços
www.borarir.com

Anônimo disse...

Willkommen in unseren Sex-Talk.


Dieser Sex-Talk gibt dir die Alternative scharfe luder und natürlich vieles mehr,unter anderem Heiße Live Chats
Hier in unsrem Sex-Talk erwarten dich scharfe luder erotische Rollenspiele
Du suchst Aufregend chatten , dann bist du hier genau richtig.Ok,stellt sich die Frage,worauf wartest du?
Blind Date geile luder de ,anmelden .
Suchst du jemand aus Basel-Stadt, vieleicht von Jona, vieleicht in de , oder von Prilly, vieleicht aus BruckanderMur? Mit Sicherheit ist jemand dabei.!

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel