terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Internet de ontem até hoje

Para meu primeiro post escolhi escrever sobre o meio pelo qual vos escrevo - a Internet. Para quem não sabe a Internet foi criada pelo governo norte-americano em plena guerra fria, na qual os Estados Unidos guerreava contra a ex-União Soviética. O fato é que, o pessoal do país do Tio Sam queria desenvolver um sistema para que seus computadores se comunicassem entre si, de uma base militar para outra, foi assim criada a ARPANET, o antecessor da Internet.
A ARPANET foi um sucesso, tanto que, até as universidades começaram a utiliza-la para pesquisas científicas. Mas a ARPANET começou a ter dificuldades para administrar o sistema devido ao grande acesso de vários pontos universitários. Foi então que dividiram o sistema em dois grupos, a MILNET - que possuía as localidades militares - e a nova ARPANET - que possuía as localidades não militares. Não apenas os pesquisadores mas também os alunos começaram a acessar a rede, depois os amigos dos alunos, depois os amigos dos amigos, etc. Cada um contribuía com a formação da rede que hoje é essencial para a comunicação do homem.
Quem em 1960 - 1970 pensou que esse sistema desenvolvido para comunicação militar estaria hoje no lar de milhões de pessoas ao redor do mundo e sendo utilizado para trabalhos escolares, informação instantânea, trabalhar, jogar etc? Com certeza, ninguém imaginou. Muitas pessoas passam horas na internet acessando vários sites, reecontrando pessoas através do Orkut, conversando instantâneamente no MSN, escrevendo em seus blogs, e quem dirá conhecendo seu futuro companheiro para o resto da vida.
Há claro as pessoas mal intencionadas na Internet assim como em qualquer lugar, hackers tentanto roubar senhas bancárias e informações pessoais, pessoas criando vírus com o intuito de ferrar com o computador de alguém, é só saber utilizar de maneira correta e não cair nas armadilhas da rede. Para isso evite clicar em links desconhecidos, se foi enviado por uma pessoa conhecida confirme se foi realmente ela que lhe enviou o tal link, não faça download de sites que não são confiáveis pois o tal arquivo pode estar contaminado, não faça compras online sem antes confirmar a existência e legalidade do site, essas prevenções básicas que a maioria conhece podem evitar danos e dores de cabeça bem maiores. Também há pessoas de bem na Internet que a utilizam para expressar sua opinião, trocar idéias e ajudar pessoas e causas. Cada um decide a maneira de como utilizar a internet, seja para o bem - assim como as universidades que utilizavam para fins científicos -, ou para o mal - assim como os militares que utilizavam para se 'dar bem' na guerra fria. Como aquele famoso programa global dizia: Você Decide! =D
Até mais.

Este post acaba aqui mas você aí pode ficar à vontade para comentar ali. =)

4 comentários:

Anônimo disse...

Mtooo Bomm!!
Num sabia a história da internet
naum rsss
Vc escreve bem, só achei que o post acabo meio q derepente rss
Mas tá ótimo!!

Bjaummm

Andréa Rodrigues disse...

=) Vlw pelo comentário Vitor. Ja até arrumei o fim do texto! :D

Anônimo disse...

Yo !! P
como vai prima... blogueira agoraa ?
(é assim que ce fala ?)
haha poww textãoo grandãooo mas eu li tudoo... !! acabei descobrindo umas aprtes da historia que me era desconheçida uhauha !

mas ficou bom ta escrevndo bemm em...P
éé como vc cresceuu huauha num é mais aquela pirralhinha burrinha ! P *orgulhoso*

Unknown disse...

que liiiiindo ! :DD
ta foda³

eu te amo :**