terça-feira, 21 de outubro de 2008

Audiodescrição - Cegos no Cinema

Ontem a noite eu estava assistindo ao "Programa do Jô" e a entrevistada era Graciela Pozzobon. Ela falou e explicou tudo sobre a audiodescrição, eu achei um tema bem legal por isso vou escrever sobre isso hoje.

A audiodescrição é um recurso usado para a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinemas, teatros e programas de tv. Como é feito isso? O deficiente visual ao entrar em um cinema, por exemplo, receberá fones de ouvido para que possa escutar o audiodescritor. O audiodescritor vai descrever a cena, como se fossem rubricas de um roteiro de teatro, a diferença é que nas rubricas do teatro são descritos apenas o estado emocional, a entonação dos diálogos e a cena para que os atores, diretor e o resto da equipe de produção entendam o que o autor quer, na audiodescrição a descrição é mais aprofundada, são descritos as cores do figurino, o ambiente,efeitos especiais e no caso do cinema, até o ângulo da câmera, são descrições mais detalhadas e objetivas para que o deficiente tenha a idéia de toda a cena. O audiodescritor também se adapta ao gênero da obra, se é uma obra de romance a voz dele é mais suave, se é uma obra de ação a fala dele é mais rápida e entonada, e assim de acordo com cada gênero. A audiodescrição na Tv é implantada como outro canal da tecla sap, ao invés do áudio original seria executado a audiodescrição.
A descrição é sempre feita no intervalo entre os diálogos e as informações sonoras, e nunca se sobrepõe ao conteúdo sonoro relevante.

Desse projeto de audiodescrição surgiu o Blindtube, é como um Youtube para cegos, onde há filmes audiodescritos que podem ser assistidos online.
Quem quiser ver a entrevista de Graciela Pozzobon ao "Programa do Jô" é só assistir ao video abaixo:



Eu recomendo que vocês acessem o Blindtube e assistam a um dos filmes com os olhos fechados, apenas escutando a descrição, a experiência é muito legal. Se vocês têm amigos, parentes ou algum conhecido com deficiência visual indiquem o Blindtube tenho certeza que a pessoa vai gostar. Eu fico por aqui, até mais.

=)

5 comentários:

Karla Hack dos Santos disse...

Interessante!
Adoro saber que cada vez mais está sendo possível uma inclusão mais coerente dos que possuem necesidades especiais.
Sempre me perguntei se os cegos conseguiam curtir o cinema só com as dublagens e falas..
Agora ficará muito mais fácil para eles...
Vamos só ver qto tempo vai levar parav implementarem este recurso!

;D

bjus

Anônimo disse...

Muito bom, tudo o que for para incluir esses nossos amigos, é válido, é perfeito !!!

Beijos !!!

Anônimo disse...

..a ideia é boa e valida.. P
ahh então é isso que vc faz nas suas noites.. P
assiste Jo !! ahuuauhua

Anônimo disse...

PORRA, A MINA NARRA MUUUITO MAL! É RUIM PRA CARALHO.

A IDEIA É BOA MAS ELA É PESSIMA ATRIZ E MUITO MARRENTA

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado